Jovem Hacker

Na quarta-feira da última semana eu fui dar uma mão para o Panaggio e a Mel com as atividades do Jovem Hacker.

Panaggio e Mel falando sobre HTML.

Panaggio e Mel continuam fazendo uma atividade maravilhosa voltada ao letramento digital no Brasil. Nesse dia, eles estavam ensinando a garotada (15-18 anos) à escrever suas páginas HTML do zero.

Alguns dos alunos assistindo à aula.

Achei a sala ruim pois mais de 60% dos alunos ficam de costas para a lousa/tela de projeção e os outros 40% estavam embaixo da lousa/tela de projeção. Talvez escreva um post sobre essa assunto em breve.

Em relação aos alunos, não achei eles completamente motivados para aprender. A equipe do Jovem Hacker discutiu esse ponto bastante e acredito que falhamos na missão. Alguns dos motivos para a falta de interesse dos alunos que consegui pensar até agora foram (1) o conteúdo apresentado não possui aplicação imediata e (2) o programa utilizado na atividade (Atom) não é chamativo.

Também em relação aos alunos, alguns deles se distraiam com o celular além de conversarem entre si sobre assuntos diversos constantemente.

Se eu fosse repetir essa atividade novamente, pediria que eles visualizassem a página que eles estão criando através do celular (e não do browser no computador) e ao invés de começar apresentando as tags de texto eu brincaria com propriedades de CSS para animar o fundo de forma que eles tivessem um “papel de parede” ou “tela de descanso”.