Install Fest

Na última quarta-feira, 22/04/2015, um colega me chamou para ajudar em um install fest.

Organização

A organização do install fest, i.e. locação de sala, divulgação, inscrições, coffee break, ... foram feitas pela SECOMP. Ocorreram alguns atrasos, em parte por culpa da organização, mas nada que comprometesse o install fest.

Público

O público eram alunos ingressantes no curso de Ciência da Computação e Engenharia da Computação da UNICAMP. Apareceram, aproximadamente, 10 alunos para instalar GNU/Linux nas suas máquinas sendo que a grande maioria queria manter o Windows.

Preparação

Para um install fest, espera-se

  1. que a organização tenha disponível várias mídias de distribuições GNU/Linux para serem instaladas e
  2. que os participantes tenham feito backup dos dados existentes nas suas máquinas.

Os participantes fizeram a parte deles mas a organização fez o dever de casa parcialmente uma vez que existiam apenas DVD de instalação e boa parte dos participantes possuíam uma máquina sem leitor de DVD.

O número de pendrives disponível era muito inferior ao número de participantes e ninguém da organização tinha a ISO salva no seu computador o que atrasou muito as atividades.

Reparticionamento

Para evitar problemas é aconselhável fazer o reparticionamento utilizando o Windows. Nessa parte não aconteceu grandes problemas.

Instalação

Assim que os participantes tiveram acesso a uma mídia da distribuição que queriam instalar (me lembro de Debian, Fedora, Arch) foi possível dar continuidade às atividades e eles conseguiram instalar a distribuição GNU/Linux desejável.

Configuração

Alguns participantes utilizam o netinst do Debian para instalação e estes tiveram grandes problemas para configurar o acesso à internet, que só estava disponível através da eduroam, e consequentemente para instalar os principais pacotes que precisavam que só foi possível refazendo a instalação utilizando o DVD de instalação.

Me recordo também que pelo menos um participante não tinha o driver para que sua placa de rede funciona-se e que até o final do install fest esse problema não tinha sido resolvido.

Dual Boot

O dual boot foi, mais uma vez, o calcanhar de Aquiles do install fest. Depois da instalação da distribuição GNU/Linux o bootloader não listava o Windows. Várias pessoas ficaram tentando arrumar isso mas sem sucesso até o final do install fest.

Nota

Conversando com algumas pessoas, me parece que as informações importantes para instalar uma distribuição GNU/Linux com dual boot sem ter problemas encontram-se disponíveis em https://wiki.archlinux.org/index.php/Windows_and_Arch_dual_boot#Important_information. Infelizmente eu não tenho uma máquina para testar.

Conclusões

No final do install fest foram contabilizados apenas 3 instalações bem sucedidas das quais eu me recordo de ter acompanhado apenas uma send que foi bem sucedida porque o participante queria sua máquina apenas com GNU/Linux.

Minha conclusão é que fazer um install fest precisa ser preparada com muito cuidado, ver minha sugestão no final deste post, pois caso contrário você estará propagando a falácia de que GNU/Linux não presta.

Extra: Como Organizar um Install Fest

Atenção

Essas são apenas ideias de como organizar um Install Fest para que ele seja bem sucedido. Elas nunca foram testadas.

  1. Conseguir uma máquina para testar a instalação com dual boot.

    Se você não conseguir uma máquina de teste você deve aceitar apenas pessoas que desejarem uma máquina apenas com GNU/Linux ou cancelar o install fest por completo.

  2. Testar a instalação com dual boot.

    Se você não conseguir fazer a instalação com dual boot de forma satisfatório você deve aceitar apenas pessoas que desejarem uma máquina apenas com GNU/Linux ou cancelar o install fest por completo.

  3. Encontre um lugar adequado (vários pontos de energia e internet cabeada) e uma data que esse lugar esteja disponível.

  4. Encontre alguém que possa lhe ajudar na organização para resolver problemas de última hora e caso tenha um coffee break que possa recebê-lo.

  5. Encontre colegas que possam lhe ajudar com a instalação do GNU/Linux. Cada colega consegue auxiliar no máximo duas instalações ao mesmo tempo e uma instalação demora aproximadamente duas horas.

  6. Prepare um formulário de inscrição para os participantes que contenha as seguintes informações:

    • Nome
    • Contato (email ou telefone)
    • Modelo da máquina na qual será instalado o GNU/Linux
    • Distribuição desejada
    • Se deseja dual boot com Windows

    As vagas devem ser limitadas com base no número de pessoas que você conseguir para lhe ajudar. E.g.

    1. Se você conseguir 3 pessoas para lhe ajudar por duas horas permita a inscrição de apenas 3 * 2 * (2/2) = 6 pessoas.
    2. Se você conseguir 4 pessoas para lhe ajudar por seis horas permita a inscrição de apenas 4 * 2 * (6/2) = 24 pessoas.

    Também aconselho que seja cobrada uma taxa de inscrição, R$20,00, para custear a compra de pendrives que serão entregues aos participantes no dia com a distribuição que eles desejam já salva.

  7. Salvar as distribuições GNU/Linux desejadas em pelo menos uma mídia por participante.

  8. Consiga adesivos das distribuições GNU/Linux e programas livres. Várias pessoas gostam de adesivos.

  9. Tentar se divertir no install fest.