FLISoL

Agradecimento

Infinitos agradecimentos ao Sergio que foi que mais colocou esforços para esse evento acontecer mesmo sabendo que não poderia participar do mesmo.

Agradecimento

À Lu pelo ótimo bolo de cenoura. =)

No último sábado, 25/04/2015, aconteceu o 11º Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre e a festa de lançamento do Debian Jessie. O LibrePlanet São Paulo e o Laboratório Hacker de Campinas (LHC) colaboraram para realizar ambos os eventos que aconteceu na sede do LHC.

Foto dos participantes durante uma das conversas sobre software livre.

Uma das coisas mais bacanas nos eventos de software livre é reencontrar grandes amigos que dificilmente encontramos e algumas vezes moram bem próximos de nós. Nesse FLISoL contamos com a presença ilustre do Alexandre Oliva, Thadeu Cascardo e Ricardo Panaggio.

Foto com Oliva, Cascardo e Panaggio da direita para esquerda.

Além de alguns dos grandes nomes do software livre nacional também tivemos uma boa quantidade de participantes mais novos no software livre, metade dos presentes. Essa diversidade possibilitou conversas muito interessantes.

Na minha opinião, o que fez desse FLISoL um grande sucesso foi a presença do Thiago Magalhães, Tiago Oliveira e Marcelo Cassio. Todos os demais participantes aprenderam muito sobre acessibilidade no software livre com os três.

Foto com Tiago, Thiago e Marcelo da direita para esquerda.

Tem um texto da Anne Gibson com o título Reframing Accessibility for the Web que eu gosto bastante. Parafraseando parte do texto da Anne

Software livre acessível significa que pessoas podem usar software livre. Não “pessoas com necessidades especiais”. Não “pessoas cegas ou pessoas surdas”. Não “pessoas com desabilidades cognitivas” u “pessoas com daltonismo” ou “pessoas com desabilidade motora”. Pessoas. Pessoas que estão usando software. Pessoas que estão usando o que você está construindo.

Espero que o FLISoL tenha sido apenas o inicio de uma colaboração entre todos nós.

Dica

É muito provável que o LibrePlanet São Paulo realize o Software Freedom Day e algo bem legal de ser promovido é uma sessão de teste de ferramentas de acessibilidade como o Orca.

Infelizmente não chegamos a instalar GNU/Linux em um único computador nessa edição do FLISoL. Embora a instalação de distribuições GNU/Linux esteja bem mais fácil hoje em dia devido ao UEFI usuários novatos (e experientes) podem ter bastante problema ao configurar dual boot (leia mais no meu post anterior).

Foto com Thiago, Marcelo, Lauro e Murilo da direita para esquerda.

E também não ganhamos nenhum usuário para o GNU Social, uma rede social federada baseada em software livre, nem o XMPP, um protocolo de comunicação federada que serve de base para vários serviços proprietários (que, como o Oliva diria, não vou mencionar aqui para não falar palavrão).

Dica

Se vocês quiserem me adicionar no GNU Social, meu usuário é http://social.libreplanetbr.org/raniere/.

Se você não tiver conta em um servidor rodando GNU Social e nem quiser subir um agora o LibrePlanet São Paulo mantem um servidor que você pode utilizar: http://social.libreplanetbr.org/.

Agora que acabou, começo a contar os dias para o FISL que, provavelmente, será a próxima vez que vou encontrar todas essas pessoas maravilhosas novamente.