Curso de Git do CACo

Ontem eu ministrei um curso de Git para o CACo, o centro acadêmico dos alunos da computação da UNICAMP, que fiz como se fosse a sessão de Git de um workshop da Software Carpentry com algumas modificações.

Gostaria de agradecer ao CACo pelo convite para o curso, aos membros do CACo envolvidos na organização desse curso e ao Matheus Boy que se ofereceu para auxiliar os alunos no curso.

Material escrito

Existe uma versão escrita das notas de aula em http://scf.rgaiacs.com/ que é uma tradução das notas disponíveis em http://software-carpentry.org/lessons.html.

Para quem desejar ler mais sobre o assunto, existe uma lista de ótimo materiais em http://git-scm.com/documentation/external-links. Para uma seção de perguntas e respostas frequentes, recomendo http://gitready.com/. E em relação ao uso de serviços de hospedagem, todos eles oferecem ótima documentação: https://gitlab.com/help e https://help.github.com/.

Alterações

Em relação ao curso da Software Carpentry, fiz as seguintes mudanças:

  • Maior duração

    Para poder ter mais exemplos.

  • Uso de exemplos com programas em C

    Porque o público era alunos de computação que aprendem C como primeira linguagem.

  • Uso do GitLab

    Tem algumas funcionalidades que acho bacana, e.g. rebase no merge request e contagem de votos, possibilidade de repositórios privados e instalação no próprio servidor.

  • Apresentação de ramos/branch

    É uma funcionalidade intermediária do Git que teríamos tempo para cobrir.

Feedbacks

Tivemos uma boa quantidade de feedback por parte dos alunos. De forma geral os alunos gostaram do cursos, principalmente das características importadas dos workshops da Software Carpentry: hands-on com exercícios e presença de auxiliar.

Dois feedbacks me deixaram bastante felizes:

“O curso foi bem didático, foi fácil de acompanhar mesmo não tendo nenhum conhecimento prévio.”

e

“Já havia trabalhado utilizando Git, mas com o curso aprendi conceitos que não sabia na teoria, como HEAD, master, merges, resolução de conflitos, etc.”

Feedbacks positivos são bem legais mais os mais importantes são os negativos, então vamos lá.

Data, horário, velocidade

É quase impossível agradar gregos e troianos em relação à data e horário.

Em relação à velocidade do curso, esse sempre é um desafio para os instrutores pois muitas vezes existem alunos que nunca utilizaram a ferramenta apresentada enquanto outros já brincaram ou utilizaram a ferramenta.

GitHub

Como dito anteriormente, existem algumas características no GitLab que eu considerei importantes e por isso utilizei ele ao invés do GitHub.

Convites

Espero repetir esse curso no FISL, o Forum Internacional de Software Livre, que ocorre anualmente em Porto Alegre e o CACo possui tradição de realizar uma caravana. Quem quiser assistir novamente ou ajudar procure o CACo para pedir pela caravana.

Existindo público para uma segunda edição desse curso ou uma versão cobrindo tópicos mais avançados tanto na UNICAMP como fora dela pode entrar em contato que negociamos a realização do curso.