Reportando Problemas

Ao utilizar qualquer tipo de programa o usuário irá encontrar algum tipo de problema. Se você ainda não encontrou nenhum problema com os programas que utiliza é porque você utilizou-o poucas vezes.

Umas das melhores coisas em utilizar programas de código livre/aberto (como os listados em Prism Break) é a possibilidade do usuário reportar seus problemas diretamente aos desenvolvedores e que estes ficam muito felizes em tomar conhecimento dos problemas.

Neste post vou comentar como reportar os problemas de forma correta.

Encontrei um problema

Se você encontrou um problema, não se desespere. Você pode estar com sorte e seu problema já ter sido reportado e corrigido.

O primeiro passo é descobrir onde os problemas são reportados e as opções são (a) lista de email e/ou (b) bug tracker. Normalmente na página oficial do programa que está utilizando é fácil encontrar o link para onde os bugs são reportados.

Nota

O link para o bug tracker de alguns programas famosos são:

Nota

Vários projetos estão sendo hospedados no GitHub e utilizam o issue track nativo. Na barra lateral á direita, procure por “Issues”.

Meu problema ainda não foi reportado

Se seu problema ainda não foi reportado você encontra-se diante de um dilema: (a) utilizar uma solução paliativa ou (b) reportar o problema encontrado.

Se você optar em reportar o problema será necessário gastar um tempo para conseguir algumas informações para que o problema possa ser reproduzido (se o desenvolvedor não conseguir reproduzir seu problema ele não será corrigido).

Nota

Considere atualizar o seu programa para a versão mais recente pois pode ser que seu problema tenha sido corrigido sem ninguém ter notado.

Reportando o problema

Nota

Embora seja desagradável ter que criar uma conta, você terá que fazer isso para pode registrar seu problema.

Ao reportar seu problema, informe:

  • programa, se existe mais de um;
  • versão;
  • sistema operacional;
  • passos a serem reproduzidos;
  • resultado obtido ao seguir os passos;
  • resultado esperado.

Um template, em inglês, encontra-se aqui.

Referências

[1]How To Ask Questions The Smart Way de Eric Steven Raymond
[2]bug writing guidelines de Eli Goldberg.
[3]How to Report Bugs Effectively de Simon Tatham
[4]How to Write a Good Bug Report de Noverse LLC