X Brazilian Workshop on Continuous Optimization

Esse é o workshop realizado em Florianópolis na semana passada no qual fui apresentar um poster.

Minha credencial no workshop.

O nome do evento me pareceu um pouco errado, ver esse outro post, pois não ocorreu nenhum curso e estava esperando por um.

Estrutura

O workshop contava com uma sala principal e outra auxiliar que era suficiente para o pequeno número de participantes (acho que eram aproximadamente 150).

Existe um bom número de restaurantes próximo ao hotel no qual o workshop foi realizado e acredito terem agradado a maioria dos participantes.

O que me decepcionou foi o caderno com o programa. Ele estava muito mal formatado com fontes diferentes na mesma página, informações das palestras em diferentes ordens, e alguns outros detalhes que me incomodaram bastante.

Apresentações

Como sempre, apenas uma pequena parte das apresentações estão relacionadas com areas na qual trabalha ou lhe interessam e boa parte das apresentações são muito avançadas para novatos mas com um pouco de esforço e sorte você consegue entender uma ou duas.

Reprodutividade

Algo que me incomoda muito é o fato da parte computacional da maioria das apresentações não ser reprodutível facilmente pois os autores não disponibilizam publicamente os códigos utilizados. Tirando o trabalho que fui apresentar, só contei outros 3 que poderiam ser reproduzidos sem a necessidade de contactar os autores para obter os códigos utilizados. Cada um desses trabalhos estava relacionado com um dos solvers listados abaixo:

O que me incomoda ainda mais é o fato da matemática ser uma das ciências mais reprodutíveis (exceto quando o autor afirma que certa passagem é trivial) mas ao envolver computação torna-se uma das ciências menos reprodutível.