Twitter e a Free Software Foundation

Alguns dias atŕas o Sergio Durigan escreveu em seu blog um ÓTIMO post com o título “About coherence, Twitter, and the Free Software Foundation” (cópia nesse servidor). Neste post o Sergio avisa que a Free Software Foundation (FSF) possui uma conta no Twitter e fala dos motivos pelos quais acredita que isso está errado. A seguir encontra-se meus cometários sobre o post do Sergio e a conta no Twitter da FSF.

Pilha de software

Para quem não é da área de computação costumamos falar em pilha de software quando para executar um programa precisamos de outro (e.g. para utilizar o Microsoft Office você precisa do Windows) e para aplicações web temos a pilha ilustrada abaixo.

../../../_images/stack.svg

Na camada mais inferior (hardware) utilizamos, dentre outros programas, a BIOS que muitas vezes não é livre (embora existam alternativas livres como o Core Boot. Os servidores que formam a internet possuem como próxima camada de software depois da BIOS um kernel (a grande maioria utiliza um Linux) que é o responsável por “converter” instruções de alto nível para o hardware. E a aplicação web, que muitas vezes não é livre, precisa ser disponibilizada por um servidor HTTP, camada superior, como o Apache ou Nginx que é o responsável por filtrar as requisições feitas pelos usuários da aplicação e retransmiti-las ao interpretador da linguagem na qual a aplicação foi escrita (e.g. PHP, Ruby, Python, Java, Javascript).

Logo, a afirmação do Sergio de que o Twitter, Facebook e, provavelmente, até a Microsoft utilizam software livre é verdade. Infelizmente ele NÃO utilizam apenas esse tipo de software.

Atividades

Acho que podemos categorizar categorizar nossas atividades em uma das três categorias do digrama abaixo.

../../../_images/actions.svg

As categorias “produzir conteúdo” e “consumir conteúdo” referem apenas a atividades que fazemos (ou podemos fazer) sozinhos. Para essas duas categorias acredito que sempre podemos utilizar software livre e ter total controle sobre o processo. Infelizmente para a categoria “colaborar” isso é um pouco mais difícil pois muitas vezes não podemos encontrarmos fisicamente e acabamos fazendo virtualmente o que implica em dependeremos de um intermediário.

Esse intermediário pode ser uma pessoa, uma empresa ou um software. No caso do software gostaríamos que ele fosse livre e com a funcionalidades de federação.

Nota

Federação, como definido na Wikipédia, são vários computadores funcionado de forma coletiva com base em padrões estabelecidos.

A federação é importante porque permite cada indivíduo utilizar seu próprio servidor no processo ou o de alguém em quem confia (não necessariamente uma empresa) sem a limitação de colaborar com pessoas que possuem conta no mesmo servidor.

Propaganda gratuita

Toda vez que falamos o nome de um produto, serviço, marca ou utilizamos estamos DIRETAMENTE fazendo propaganda gratuita para ele. No caso de “produzir conteúdo” e “consumir conteúdo” mencionados anteriormente essa propaganda gratuita possui uma muito inferior do que no caso de “colaborar”.