Matemática em Pacific Rim

Pacific Rim em um filme de 2013 que assisti essa semana no qual somos atacados por monstros gigantes vindos do fundo do mar e por causa disso desenvolvemos robôs gigantes para lugar contra esses monstros.

Uma cena do filme achei muito boa (assista ela aqui) na qual um matemático/físico (não lembro se é informado a formação do personagem) fala sobre sua teoria que foi desenvolvido utilizando a combinação de quadro-negro e giz para depois mostrar uma simulação por meio de um sistema holográfico.

Isso mesmo, no filme fomos capazes de criar projetores holgráficos e robôs gigantes mas fomos incapazes de substituir o quadro-negro e giz para a comunidade científica.

Em um post anterior eu disse que estava trabalhando em uma “solução” para esse problema e gostaria de avisar que já encontra-se disponível em prova conceitual em http://r-gaia-cs.github.io/mathml.js.

Nota

Também submeti uma palestra para sobre meu projeto para a próxima edição da Campus Party. A submissão de palestras na área de software livre acaba hoje, corra que ainda dá tempo de submeter sua apresentação por meio desse formulário.