Ciência, tecnologia e acesso aberto

Nota

Neste post pelo termo ciência entende-se “o estudo racional das coisas em geral ou de algum assunto específico” e pelo termo tecnologia entede-se “um maquinário sofisticado”.

Neste post irei falar da relação de ciência e tecnologia que pode ser representado pelo diagrama abaixo e também da importância do acesso aberto.

digrama mostrando a relação entre ciência e tecnologia

Pelo diagrama verificamos que a ciência fornece novas idéias para a produção de novas tecnologias enquanto que a tecnologia fornece novas ferramentas para o desenvolvimento da ciência. Não é fácil construir exemplos para essa afirmação mas vou listar alguns:

  • descoberta de melhores condutores elétricos que passam a ser utilizado na fabricação de chips para computadores que serão utilizados para pesquisar outros possíveis condutores elétricos,
  • descoberta de materiais pouco reativos que passam a ser utilizados na fabricação de instrumentos laboratoriais para pesquisa de novos materiais.

Infelizmente temos os seguintes problemas:

  • as novas ideias costuma ser veiculadas em jornais científicos que são muito caros,
  • os artigos nos jornais científicos muitas vezes não fornecem todas as informações necessárias para reproduzir o experimento e verificar os resultados obtidos,
  • as novas tecnologias também costumam ser comercializadas com preço elevado e
  • as especificações dos instrumentos são guardados como segredo industrial ou protegido por patentes.

Esses quatro problemas apenas diminuem a velocidade em que nossa sociedade avança.