Trabalho de Iniciação Científica no SBPO

Em um post anterior falei sobre o SBPO do qual participei na semana retrasada. Neste post gostaria de detalhar a sessão de trabalhos de iniciação científica.

O SBPO teve duas sessões para trabalhos de iniciação científica, a primeira pela parte da manhã para os 5 melhores trabalhos (no qual me apresentei) e a segunda pela parte da tarde para outros 6 trabalhos (não assisti pois meu orientador iria apresentar no mesmo horário em outra sala).

Os 5 melhores trabalhos (em ordem de inscrição) foram:

  1. “Meta-Heurística Clustering Search Aplicada ao Problema de Rotulação Cartográfica de Pontos” por Rômulo Rabelo (UFES), Geraldo Mauri (UFES), Glaydston Ribeiro (UFES) e Luiz Lorena (INPE);
  2. “Refinery Operation Planning: A Convex Relaxation Application” por Tiago Andrade (PUC Rio), Gabriela Ribas (PUC Rio) e Fabrício Carlos Oliveira (PUC Rio);
  3. “Um estudo do planejamento de rotas aéreas com múltiplos destinos” por Kátia Nakamura (UNIFESP) e Mariá Cristina Nascimento (UNIFESP);
  4. “Um algoritmo de otimização livre de deerivadas para a proteção de dados individuais” por Arthur Araújo (UFRN) e Daniel Aloise (UFRN); e
  5. “Implementação eficiente da heurística de reordenamento de Cuthill-McKee Reversa” por Raniere Gaia Costa da Silva (UNICAMP) e Aurelio Ribeiro L. de Oliveira (UNICAMP).

Tiago Andrade ganho o prêmio de melhor trabalho que foi anunciado durante o jantar do terceiro dia.

Meta-Heurística Clustering Search Aplicada ao Problema de Rotulação Cartográfica de Pontos

Esse trabalho tratava de encontrar uma posição adequada (em cima, abaixo, direita ou esquerda) para a etiqueta de um ponto em um mapa de forma que ela não fosse sobreposta ou sobrepusesse outra etiqueta.

Refinery Operation Planning: A Convex Relaxation Application

Esse trabalho tratava de resolver uma relaxação da linha de produção de uma refinaria de petróleo. A linha de produção era longa de forma que não lembro grandes detalhes.

Um estudo do planejamento de rotas aéreas com múltiplos destinos

Esse trabalho é uma versão do problema do caxeiro viajante. Considerando várias cidades (vértices) e rotas aéreas (arcos entre os vértices) encontrar a ordem de visitação de algumas cidades tal que o custo total da viagem fosse mínimo. Para resolver o problema, com dados de uma empresa européia, foi utilizado heurísticas.

Um algoritmo de otimização livre de deerivadas para a proteção de dados individuais

Uma base de dados constuma possuir informações “confidenciais” que não deveriam ser fornecida a pesquisadores a menos que estas tivessem importância crítica para o trabalho desenvolvido. Nesse trabalho trocava-se alguns micro-dados por macro-dados com o objetivo de protejer a confidencialidade dos mesmos sem impedir/minimizar alterações nas pesquisas que deveriam utilizar a base original mas irão utilizar a base alterada.

Implementação eficiente da heurística de reordenamento de Cuthill-McKee Reversa

A heurística de Cuthill-McKee Reversa fornece um reordenamento matricial com base na busca em largura no grafo de incidência da matriz. Esse reordenamento promete reduzir a largura de banda da matriz de modo que a fatoração de Cholesky seja mais rápida. A heurística foi testada com o Métedo Preditor Corretor para Problemas de Programação Linear.

Algo interessante, foi que dentre esses cinco trabalhos esse foi o único cujo toda a informação da pesquisa estava disponível publicamente (texto, código e resultados) e o único que não obteve bons resultados.