Creative Commons 4.0

Para que não sabe as licenças Creative Commons são licenças do tipo copyleft voltadas para textos, música, vídeos, ... em oposição a GPL que é voltada para software. A primeira versão das licenças Creative Commons foi publicada no fim de 2002 e provavelmente nesse ano será lançada a quarta versão.

Versão 4.0

Existia um debate se a licença CC-BY-ND deveria ou não ser mantida mas pelo que tudo indica ela será mantida na versão 4.0 e desta forma continuaremos com as 6 licenças:

Sumário de mudanças

Parece que existia um problema ao misturar materiais licenciados com versões distintas de licenças Creative Commons. Agora, todo o material misturado em uma obra CC-BY-SA 4.0 estará licenciado sob uma única licença (a da versão mais nova da CC-BY-SA utilizada no material).

Na versão 4.0 foi adicionada informações que evitam utilização de qualquer tecnologia que restrinja o reuso do material como por exemplo DRM.

Outras mudanças

Agora não será mais permitido ao licenciador adaptar a licença para introduzir avisos que deverão ser uma “anexo” a licença.

Mudanças no tratamento de bancos de dados foram feitas para tornar o texto mais claro.