Inauguração da Casa da Cultura Digital de Campinas

No dia 28 de agosto de 2013 às 19h foi inaugurado a Casa da Cultura Digital de Campinas (CCD-CPS) em sua “sede” localizada na CIS Guanabara.

A sede

A sede da CCD-CPS é uma pequena sala na CIS Guanabara. Ela possui alguns computadores e uma lousa digital como pode verificar na foto abaixo.

Sede da CD-CPS.

Nessa sala será realizado o projeto “Jovens Hackers” cujo objetivo é ensinar um pouco de programação para jovens do ensino médio.

A inauguração

Fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que compareceram na inauguração. E também fiquei feliz por acreditar que representantes de todos os “tipos” que moram em Campinas estarem presente.

Amostra dos presentes na inauguração.

A inauguração teve início com algumas palavras dos representantes dos grupos envolvidos com a criação da CCD-CPS: o Fórum de Cultura Digital, a Pró-Reitoria de Extensão da UNICAMP e a CIS Guanabara.

Palavras de inauguração.

Em seguida tivemos um bate-papo com representantes das outras casas da cultura digital existentes no Brasil: São Paulo, Fortaleza, Manaus (vídeo conferência) e Porto Alegre (também por meio de vídeo conferência).

Palavras de representantes de outras casas.

Algo bem interessante é que cada uma das casas existentes surgiu de uma maneira diferente. Algumas ligadas a iniciativa privada, outras associadas ao estado e outras por iniciativa do estado.

Foto "panorâmica" da inauguração mostrando puffs centrais e o público em volta.

Depois que todas as casas falaram sobre suas experiências, o espaço foi aberto para quem deseja-se dar sua contribuição (e muito fizeram). Posso dizer que o espaço estava muito agradável para a contribuição dos presentes.

Público tomando fazendo parte do debate.

O encerramento

Ao final, o CIS Guanabara preparou um coquetel que foi animado com uma das bicicletas produzidas em um projeto de intervensão urbana.

Bicicleta que animou o encerramento.