Pagamento para artistas

Nessa semana Rick Falkvinge (o fundador do Partido Pirata) escreveu no TorrentFreak sobre o pagamento para artistas. O artigo encontra-se disponível aqui (backup nesse servidor).

Falkvinge afirma, logo no título, que a pergunta “How should artists get paid?” (“Como os artistas serão pagos/remunerados?” em tradução literal) é um insulto a todos os artistas.

Para sustentar seu ponto de vista ele afirma que os artistas são remunerados de outras formas que não pela venda direta da cópia de sua produção e também que o lucro de músicos aumentou 114% depois que as pessoas passaram a compartilhar conteúdo em larga escala pela internet.

O segundo ponto levantado por Falkvinge é uma distinção entre a produção artística e o modelo de negócio baseado na venda de cópias da produção artística promovido pelas gravadoras. Se alguém deseja apreciar a produção de algum artista esse alguém irá arrumar uma maneira de fazê-la (seja indo em um show, comprando a produção ou baixando, mesmo que ilegalmente, da internet) e o artista não possui responsabilidade nenhuma se as gravadoras estão falindo devido as baixas vendas (vivemos em uma economia de mercado).

Nota

Os pontos abaixo são mais radicais que os anteriores.

Além dos pontos anteriores, Falkvinge também menciona:

  • O controle sobre o que as pessoas compartilham entre si não pode ser atendido sem a quebra do segredo de correspondência e monitoramento de toda forma de comunicação o que violaria liberdades humanas fundamentais que sempre devem ser favorecidas contrar o lucro de qualquer um.
  • Nenhum artista faz (ou deveria fazer) sua arte pelo dinheiro.