Como o aprendizado funciona

Semana passada iniciei o treinamento para instrutor da Software Carpentry, uma ONG cujo objetivo é ajudar cientistas a serem mais produtivos ao fazer melhor uso das tecnologias disponíveis hoje.

O treinamento começou através de uma reunião via toll-free (o nome dado para o 0800 nos Estados Unidos e Canadá) na qual Greg falou como o treinamento funciona, os objetivos dos mesmos e o material (“How Learning Works: Seven Research-Based Principles for Smart Teaching” de Susan A. Ambrose et. al.).

Dessa primeira reunião aproveitei, dentre outras coisas:

  1. As definições de novato, competente e experiente em alguma ferramenta/software.

    Novato é alguém que nunca utilizou o software. Ele não sabe o que o software faz (para que serve), suas potencialidades e limitações, onde encontrar ajuda, ...

    Competente é alguém que já utilizou o software várias vezes. Ele sabe para que serve o software e onde encontrar ajuda. Se tiver que repetir uma tarefa previamente realizada irá executá-la muito rapidamente mas para uma tarefa nova provavelmente precisará procurar por ajuda.

    Experiente é alguém que já utilizou o software por meses/anos. Além de conhecer o software, ele conhece várias de suas possibilidades e limitações. Saberá responder quase qualquer pergunta que alguém possa fazer ou descobrí-la por conta própria.

    O objetivo dos instrutores é transformar novatos em competentes pois isso pode ser alcançado em poucas dezenas de horas (para transformar um competente em experiente é necessário milhares de horas).

  2. A proposta de utilizar pad durante aulas.

    Para quem não sabe um pad é um documento (de texto puro) em um servidor rodando o Ehterpad. Um pad pode ser editado em tempo real por vários usuários que não precisam criar conta em nenhum serviço e a identificação é facultativa através de um apelido.

    Como foi dito na reunião, o pad pode ser utilizado tanto como notas (colaborativas) da aula como também para perguntas e respostas daqueles que são muito tímidos para fazê-las verbalmente.

    O único problema do pad é uma possível sobrecarga de informação nos alunos.

Esse treinamento irá durar aproximadamente 8 semanas de forma que nesse periodo devo escrever mais sobre o mesmo.

Maiores informações sobre o treinamento encontra-se disponível aqui (cópia nesse servidor).