Pós-Graduação

No início do mês, David Banks publicou em seu blog e em Cyborgology da “The Society Pages” (ver cópia aqui) um artigo (licenciado sob CC-BY-NC-SA) sobre os problemas da pós-graduação.

O primeiro problema apontado por Banks é os pós-graduandos não serem serem proficientes em algumas tarefas “essenciais” para suas atividades como editar fotografias e vídeos, criar uma página web, ... de forma que passam semanas para aprender como realizar essas tarefas e se mostrar isso para seus colegas ficará conhecido como “a pessoa a quem pedir ajuda para editar uma fotografia ...” quando muitas vezes o departamento deveria ter um profissional para auxiliar em algumas dessas tarefas.

O segundo problema é que universidades estão salvando montanhas de dinheiro ao substituir funcionários por pós-graduandos que estão desesperados para adicionar uma linha em seus currículos.

O terceiro problema está relacionada com as ferramentas de trabalho dos pós-graduandos que muitas vezes precisam ser custeadas do próprio bolso.

Uma solução apresentada para os problemas é trocar a posição de estudante pela de professor assitente.