Encontro de Hackers GNU: desafio estratégicos para o Software Livre - 2ª edição

Na segunda edição do Encontro de Hackers GNU, participaram da mesa:

  • Felipe Sanches,
  • Rodrigo da Silva,
  • Alexandre Oliva.
Felipe, Rodrigo e Oliva (da esquerda para direita).

Richard Stallman apareceu no encontro, ficou por um tempo e depois foi embora pois não entendia o que estava sendo dito (em português).

Stallman, Felipe, Rodrigo e Oliva (da esquerda para direita).

Durante o encontro o Felipe e o Rodrigo falaram sobre como foram introduzidos ao software livre, sua época universitária na USP e o envolvimento atual com a Metamáquina, uma impressora 3D que é hardware e software aberto.

Também foi falado na dificuldade de adquirir hardware compatível com GNU/Linux devido a dificuldade em encontrar as especificações técnicas que muitas vezes não são claras, trocas constantes de componentes sem mudança no código do produto e outros problemas.

Também foram resolvidas algumas dúvidas em relação a nomenclatura que a plateia tinha, assim espero, como por exemplo:

GNU
Refere-se ao sistema operacional livre iniciado por Richard Stallman. Como o kernel nunca ficou pronto pode estar se referindo apenas aos vários programas do Projeto GNU como emacs, gcc, gdb, glibc, coreutils, ...
Projeto GNU
Refere-se ao projeto iniciado por Richard Stallman para escrever um sistema operacional livre.
Linux

É um kernel escrito pelo Linus Torvalds. Ao juntar o kernel Linux com os programas do Projeto GNU temos um sistema operacional.

De forma errada é comum chamar de Linux o sistema operacional composto pelo kernel Linux e vários dos programas do projeto GNU.

Distribuições

É o empacotamento de um kernel com outros programas que muitas vezes conta com um gerenciador de pacotes que permite ao usuário instalar novos programas.

Debian, Fedora, Arch, Gentoo, Ubuntu, Mint, ... são distribuições.