Hackeando Bancos e a Receita Federal

O Thadeu Cascardo e Alexandre Oliva apresentaram “Hackeando Bancos e a Receita Federal” que foi a palestra mais cheia, tirando outros nomes famosos no FISL como Stallman e Mandog, que eu assisti.

Oliva e Cascardo durante a palestra.

O Oliva falou sobre seu trabalho com o irpf-livre que é uma versão livre do software utilizado para declaração do imposto de renda produzida via engenharia reversa por ele.

O Cascardo falou sobre o rnetclient que é uma versão livre do software utilizado para o envio da declaração do imposto de renda (também produzido por meio de engenharia reversa).

O próximo projeto do Cascardo é possibilitar acessar informações bancárias por meio de software livre. Algo muito interessante e que não sabia é que na Europa, ele citou o caso da Alemanhã, todos os bancos utilizam um protocolo padrão para comunicação com seus clientes de forma que o usuário pode configurar um software de planilha eletrônica para pegar informações bancárias e realizar operações como pagamentos e transferências (isso parece já ter sido implementado no GNUCash).

Oliva e Cascardo durante a palestra.

E não menos importante, eles também falaram sobre as 4 liberdades.

Oliva e Cascardo durante a palestra.