Wikimedia, parabéns pelos 10 aninhos

Nota

Agradecimento ao Tom pela revisão do texto inicialmente escrito nesse pad.

“Dez anos atrás, em 20 de Junho de 2003, Jimmy Wales anunciou a fundação da organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation. Ele confiou a essa nova organização a administração da Wikipédia, lançada dois anos e meio antes.” (Retirado de Ten years of supporting free knowledge e tradução do autor.) E é com enorme prazer que desejo um Feliz Aniversário a Wikimedia e votos de muitos anos de vida pela frente.

É difícil lembrar a web antes da Wikipédia, época do Altavista, Geosites e outros. Encontrar alguma informação no idioma desejado, de qualidade e que pudesse ser reutilizada era uma tarefa difícil (ainda hoje não é muito fácil, mas a Wikipédia facilitou muito a nossa vida).

Nestes anos que se passaram, muito se questionou sobre a qualidade dos artigos da Wikipédia mas espero que hoje muitos já tenham sido convencidos que boa parte dos artigos que compõem a Wikipédia são de ótima qualidade e uma das poucas fontes, se não a única, cujo conteúdo pode ser reaproveitado para qualquer fim.

Além disso, a Wikipédia e seus (sites) irmãos nos mostram que somos capazes de criar coisas maravilhosas ao trabalharmos juntos. Ela já tem servido de inspiração para inúmeros outros projetos (não só outras wikis) e espero que não deixe de ser. Gostaria de citar os nomes de dois projetos recentes que surgiram por influência da Wikipedia.

O primeiro deles é o Grupo de Trabalho de Ciência Aberta que começou está se estruturando no Brasil e organizou um encontro no início deste mês no qual estavam presentes pessoas das mais diversas áreas.

O segundo deles é o Mozilla Science Lab anunciado na semana passada que é uma proposta da Mozilla Foundation para aproximar a web e as ferramentas colaborativas possibilitadas por essa como wikis da comunidade científica.

Torço para daqui a 10 anos posso voltar a escrever dando os parabéns ao Grupo de Trabalho de Ciência Aberta e ao Mozilla Science Lab pelos seus 10 aninhos e suas várias conquistas e a Wikimedia Foundation pelos 20 anos e os vários frutos gerados.