Dominíos e dados

No vocabulário técnico da internet, domínio é uma sequência de caracteres que remete ao endereço de um computador/servidor ligado a rede mundial de computadores. Exemplos de domínios são: google.com, google.com.br, facebook.com, fsf.org, gnu.org, ...

A relação entre um domínio e o endereço do servidor que possue o conteúdo da página associada ao domínio é feita por algumas poucas organizações/empresas (para maiores informações comece por este artigo da wikipédia). Essas organizações/empresas possuem um enorme poder de censura pois podem tornar inacessível uma enorme quantidade de páginas da web.

Além da questão de domínio, temos também a questão dos dados (das páginas). Hoje em dia uma quantidade significativa da informação de cada usuário da internet encontram-se em servidores de terceiros como Google, Facebook, Yahoo, Amazon, ... que podem tanto ficar inacessível temporariamente ou permanentemente dependendo da vontade dessas empresas.

Nessa semana o site KickassTorrents (um dos maiores sites de torrent da atualidade, muito provavelmente atrás apenas do The Pirate Bay) ficou temporariamente indisponível (ler sobre em TorrentFreak) devido a questões jurídicas envolvendo material protegido por direito autoral.

O motivo do site ficar indisponível é que “empresa” responsável pelo domínio (antigo, o KickassTorrents já está de volta em um novo domínio, kickass.to) kat.ph removeu o endereço do servidor que hospedava a página de seu banco de dados (devido a uma decisão judicial).

É importante destacar que o KickassTorrents só voltou ao ar pois “eles” estavam hospedando os próprios dados (ou possuiam cópia dos mesmos). Se não fosse por isso, teria acontecido algo semelhante ao antigo Megaupload.